Follow by Email

18/11/2010

DEUSA SAKTI



A palavra sânscrita “shakti” ou "sakti", significa “poder”, ou “força”, mas não no seu sentido de violência ou agressão, mas de qualidade. Shakti é tal como uma musa inspiradora, ou a contra-parte dos deuses, tais como Parvati, Lakshmi e Saraswati, sendo referidas como as Shakti dos deuses.

Shakti é, também, o nome da Grande Mãe, ou Devi (Durga) como é conhecida. A adoração de Shakti ou da Mãe Divina é uma forma bastante tradicional no moderno Hinduismo, e pode, ainda que com restrições, ser comparada a adoração da Santa Virgem dos Católicos. De fato, junto com a adoração de Siva, e Vishnu, bem como dos Smarta Hindus, a adoração de Shakti é muito popular na Índia.

Shakti, também, aparece predominantemente nos ensinamentos sobre Kundalini (o poder adormecido nas pessoas) e no Tantra.

2. Shakti e relações filosóficas
Shakti ou Sakti é um título do Tantra para a Deusa Devi, sendo a consorte de Deus (as vezes comparada a deusa da mitologia grega, Psique; Anima dos romanos, e Sophia dos gnósticos dos primeiros séculos, além de Shekina na Kabala). O psicólogo Jung disse que ela é a figura “Minha alma dama”.

A expressão sânscrita “sakti” é traduzida como “energia cósmica”; implicando: poder, habilidade, capacidade, força; proeza, régio poder; poder gerador; poder poético; genialidade; o poder ou significado de uma palavra ou termo; o poder inerente em uma causa que produz, necessariamente, um efeito, etc. S/hakti, é, também, o órgão sexual feminino; sakti é o poder ativo de uma deidade, sendo respeitado mitológica e espiritualmente, como a deusa-rainha. Os escritos Tantra dizem que Sakti é “... o princípio feminino que antecede e inclui o pricípio masculino... Sakti é o princípo da Divindade SupreMA

3. Energia feminina
A doutrina do Tantra estipula que as mulheres são a representação de Sakti. Os sábios consideram as mulheres idosas com grande estima, e as chamam Saktis; maltratar uma mulher é considerado um crime. Um sinônimo tântrico para mulher é Shaktiman “mente de Sakti”, ou “possuidor de Sakti”.

Para um Hindu, Sakti é um poder eterno e supremo, descrito de muitas maneiras, como a substância que a tudo impregna, etc. O significado védico de Sakti é “energia”. No Hinduismo, Sakti é um termo para a manifestação do princípio criativo. Por conseguinte, o conceito de Sakti é derivado de uma antigo passado, e de muitos séculos atrás. O conceito de poder supremo feminino, uma mãe, um útero, e genitais, não se encontra nas chamadas escritas onde predominam princípios patriarcais dos assim chamados “arianos”, mas aparece como sendo respeitado pelas castas mais elevadas, de tempos pré-históricos do culto às mães, do primitivos povos do subcontinente.

Um Sakti, também, é o espírito de uma esposa, ou o anjo guardião, quem se encarna numa esposa terrena, numa dama ou prostituta, ou numa figura sobrenatural

Nenhum comentário: