18/11/2010

DEUSA SAKTI



A palavra sânscrita “shakti” ou "sakti", significa “poder”, ou “força”, mas não no seu sentido de violência ou agressão, mas de qualidade. Shakti é tal como uma musa inspiradora, ou a contra-parte dos deuses, tais como Parvati, Lakshmi e Saraswati, sendo referidas como as Shakti dos deuses.

Shakti é, também, o nome da Grande Mãe, ou Devi (Durga) como é conhecida. A adoração de Shakti ou da Mãe Divina é uma forma bastante tradicional no moderno Hinduismo, e pode, ainda que com restrições, ser comparada a adoração da Santa Virgem dos Católicos. De fato, junto com a adoração de Siva, e Vishnu, bem como dos Smarta Hindus, a adoração de Shakti é muito popular na Índia.

Shakti, também, aparece predominantemente nos ensinamentos sobre Kundalini (o poder adormecido nas pessoas) e no Tantra.

2. Shakti e relações filosóficas
Shakti ou Sakti é um título do Tantra para a Deusa Devi, sendo a consorte de Deus (as vezes comparada a deusa da mitologia grega, Psique; Anima dos romanos, e Sophia dos gnósticos dos primeiros séculos, além de Shekina na Kabala). O psicólogo Jung disse que ela é a figura “Minha alma dama”.

A expressão sânscrita “sakti” é traduzida como “energia cósmica”; implicando: poder, habilidade, capacidade, força; proeza, régio poder; poder gerador; poder poético; genialidade; o poder ou significado de uma palavra ou termo; o poder inerente em uma causa que produz, necessariamente, um efeito, etc. S/hakti, é, também, o órgão sexual feminino; sakti é o poder ativo de uma deidade, sendo respeitado mitológica e espiritualmente, como a deusa-rainha. Os escritos Tantra dizem que Sakti é “... o princípio feminino que antecede e inclui o pricípio masculino... Sakti é o princípo da Divindade SupreMA

3. Energia feminina
A doutrina do Tantra estipula que as mulheres são a representação de Sakti. Os sábios consideram as mulheres idosas com grande estima, e as chamam Saktis; maltratar uma mulher é considerado um crime. Um sinônimo tântrico para mulher é Shaktiman “mente de Sakti”, ou “possuidor de Sakti”.

Para um Hindu, Sakti é um poder eterno e supremo, descrito de muitas maneiras, como a substância que a tudo impregna, etc. O significado védico de Sakti é “energia”. No Hinduismo, Sakti é um termo para a manifestação do princípio criativo. Por conseguinte, o conceito de Sakti é derivado de uma antigo passado, e de muitos séculos atrás. O conceito de poder supremo feminino, uma mãe, um útero, e genitais, não se encontra nas chamadas escritas onde predominam princípios patriarcais dos assim chamados “arianos”, mas aparece como sendo respeitado pelas castas mais elevadas, de tempos pré-históricos do culto às mães, do primitivos povos do subcontinente.

Um Sakti, também, é o espírito de uma esposa, ou o anjo guardião, quem se encarna numa esposa terrena, numa dama ou prostituta, ou numa figura sobrenatural

DEUSA SULIS


Sulis é a Deusa da Cura dos Celtas. A deusa das águas termais e curativas. Seu antigo altar e fonte ficavam em Bath, na Inglaterra.



Essa cidade, Bath é descrita como “a que foi construída em local nobre e melhor de toda a Inglaterra.” Sua provável fundação ocorreu 863 anos antes de Cristo, a mando do rei Celta Bladud. Com a ocupação romana, depois de Cristo, as fontes termais ganharam visibilidade. Imensas piscinas públicas tornaram-se área de lazer e local de reuniões e negócios.


Como a cidade havia sido ocupada pelos romanos, era natural que seus deuses também a ocupassem. Minerva foi a deusa associada às águas curativas que teriam o poder de debelar doenças, assim como a Deusa Sulis à época Celta.


Sulis era uma deusa solar cuja representação era uma mulher madura vestindo um manto de pele de urso, com uma coruja a seus pés.


Em 1692 a Rainha Ane se interessou pelas Águas Sulis e a tornou um lugar da moda. Hoje, pode-se dizer que é uma cidade SPA, a única da Inglaterra a ter fontes naturais de águas termais minerais. A temperatura dessas águas é de 46ºC.

Se você não tem condições de ir até as Águas Sulis se beneficiar do seu poder curativo, a mentalize quando estiver tomando um banho bem quente. E se puder, use no banho 7 gotas de óleo de alguma essência que tenha mais a ver com o seu desejo. Veja algumas dicas: